26 março 2008

.love sick.

sou muito chata com cinema, sabe? não me importa o quão bem executado um filme seja, minha relação com a sétima arte é extremamente passional. para que um filme entre na minha lista de preferidos precisa ter aquele "wow factor"... algo que me surpreenda, me choque, faça com que eu me identifique, essas coisas.

essa é a mágica. quando você percebe que se identifica com um filme romeno sem nem saber apontar o lugar da romênia no mapa da europa.

love sick [legaturi bolnavicioase, 2006]

o filme passa em bucareste, não tem nenhuma discussão "ui somos uma sociedade pós-comunista" e a história é mais ou menos assim: duas garotas, alex e kiki, se conhecem na universidade, moram no mesmo prédio e se tornam amigas inseparáveis. alex é bem tranquila, mas tem personalidade forte e kiki é extrovertida e meio instável. gradualmente a amizade vai se transformando em algo que só elas compreendem. e o diretor, tudor giurgiu, teve a sagacidade de explorar essa relação de uma forma sutil e delicada.

o golpe do absurdo vem com a personagem de sandu, irmão de kiki, que nutre ciúmes gigantescos por ela, dando margem a toda uma história paralela de amores doentios e parará.


além de ter adorado o filme, bucareste é uma piração antiga minha. de quando eu tinha 12 anos, lia sidney sheldon e muito me imaginava como a personagem de 'o capricho dos deuses'... ou seja, embaixadora de algum país do leste europeu. fiz vestibular pra relações internacionais e tudo.

aí depois desse filme e de "4 meses, 3 semanas e 2 dias [4 luni, 3 saptamani si 2 zile, 2007]", eu mergulhei na loucura. altos sites de como aprender romeno, buscas por música romena, até encontrei uma menina de Ploiesti (56km da capital) que estuda português e gosta de ivete sangalo. ahahahaha. já sei me apresentar e dar tchau.

buna, numele meu este juliana.
olá, meu nome é juliana.

la revedere.
tchau.

preciso contar depois da vez que pirei na dinamarca. a ponto de sair com um dinamarquês que tava de mochilão pelo brasil e passou uma noite em natal na ponte-aérea (cofcof) pipa-fortaleza.

4 comentários:

Anônimo disse...

depois me empresta esse filme! :)

o meu preferido da romênia ainda é ' aleste de bucareste'. '4 meses' achei marromeno. e quero ver 'a morte do sr. lazarescu' há um tempão...

e desses países do leste europeu eu queria conhecer a República Tcheca. Praga é o canal! =P

Cori disse...

Concordo com voce, o filme ter que dar akela dor na barriga, akela falta de ar, akela lagrima que vc nao segura nem a pau....e' aquele que vc sente o cheiro, sente o calor, sente a chuva, eh impressionante!!!

Conheci dois dinamarqueses em DC esse fds, um deles de calado, foi parar no chao com o hip hop americano!!

Bjuss e vou baixar esse filme! curiosa

Anônimo disse...

hahahaha! mas e aí, catou o dinamarquês?

Daniela Arrais disse...

eu adoro a romênia por causa de nadia comanecci!