12 maio 2008

adolescência é provavelmente o tema mais batido do universo. já pegaram todos os clichês possíveis e fizeram um roteiro... tudo tão idiota ou estereotipado. o que eu não entendo é como pode que um período com tanta carga emocional seja retratado com tanta superficialidade?

eu sempre achei que o mais legal da adolescência era a incrível dimensão das coisas. nada é meio termo. os sentimentos todos aparecem em hipérboles e as frustrações ainda não começaram a fazer o seu papel de gradualmente deixarem a gente mais amargo e descrente.

aí esses dias eu vi esse filme francês chamado "lírios d'água" [naissance des pieuvres, 2007] e foi uma das melhores coisas já feitas sobre essa fase.


o filme é basicamente: garotas com 15 anos, nado sincronizado, growing up. tem a marie que é tímida e ainda tem jeito de criança e a floriane que é a dona das atenções masculinas e meio convencida. o filme não tem adultos e quase não tem meninos também. é uma visão feminina bem introspectiva do que é estar ali no meio do caminho entre a infância e a vida adulta.


marie fica completamente encantada com floriane desde a primeira vez que a vê, uma sensação que tem mais a ver com despertar dos sentimentos do que da sexualidade. e tenta se aproximar dessa menina que por ser muito bonita não tem nenhuma amiga. a relação delas começa como uma mistura de amor e submissão. floriane usa a forma como marie se sente para conseguir favores. mesmo que "a forma como marie se sente" ainda não seja clara para nenhuma das duas.


e o filme se concentra nelas, no que cada uma está passando durante esse processo de becoming a woman. é como espiar por um buraquinho uma história muito particular. não sei se cabe comparar, mas de alguma forma me lembrou "virgens suicidas" [the virgin suicides, 1999].

vou esperar ansiosa os próximos projetos da céline sciamma [diretora]. alguém que nasceu na mesma década que eu e já fala tão bem sobre coisas que vão além daqueles 85 minutos, daquela tela e daqueles diálogos, merece minha atenção.

4 comentários:

dos trincos e fechos disse...

quero
uma
cópia
já.

Vinícius disse...

qualquer coisa que lembre sofia coppola é válido. pena que cinema francês não é coisa que a gente encontre em qualquer locadora de bairro.

eloise - disse...

NUNCA que eu o acharei em minha pacata cidade do interior haha

tipo, um filme meique bobinho, mas que eu AMO é 'agora e sempre' *corações*. chorava litros sempre que o via (L)




e ah, obrigada pelas palavras de apoio em relação ao lance do 'x, y e gg' haha. ;DDD

Samantha S. disse...

Adorei!! Please! Onde achar?!?!